Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 2 de junho de 2013

Regionalização do continente Americano:

Regionalizar é dividir espaços territoriais a partir de um critério. Cada área formará um grupo que possuirá características semelhantes, assim, passando a ser chamada de região. A regionalização é uma forma de generalização, pois desconsidera as particularidades da região.

No caso do continente americano, ele pode ser visto sob três ângulos diferentes, ou melhor, sob três formas de regionalização diferentes.

·         Do ponto de vista Físico;
·         Do ponto de vista Econômico;
·         Do ponto de vista Cultural.

Do ponto de vista Físico, ou pela configuração territorial, o continente é dividido em três grandes conjuntos:

·         América do Norte:
A América do Norte compreende o Alasca, EUA, Canadá, a Groelândia e o México. Constitui de um grande continente.
·         América Central:
A América Central é composta por um istmo, que vai de Belize até o Panamá, além de todo o conjunto de ilhas.
·         América do Sul.
A América do Sul corresponde desde a Colômbia até o extremo sul do contente.

Mapa do Ponto de Vista Físico.

Já do ponto de vista Linguístico Cultural, a América é dividida em:
·        Anglo-Saxônica: constituída pelos Estados Unidos e Canadá.
·        América Latina: que vai desde o México, compreendendo toda a América Central e a do Sul. Esta divisão tem como fundo de inspiração o aspecto histórico de colonização destas áreas podendo-se diferenciar a colonização ibérica de língua de origem do Latim (espanhola e portuguesa) da Anglo-Saxônica (principalmente pelos ingleses).
 
Mapa do Ponto de Vista Cultural.



Do ponto de vista Econômico, pelos níveis de desenvolvimento, a América é dividida em quatro grandes regiões:
·        A América desenvolvida, países altamente industrializados e com uso de tecnologia de ponta. É constituída pelos Estados Unidos e Canadá.
·        América emergente, países de industrialização tardia. É o caso do Brasil, Argentina e o México.
·       Países com economia de base mineral, países que dependem diretamente da exploração de recursos minerais como petróleo, bauxita, cobre, etc.
·        Países com economia de base agropecuária, países que exploram os seus recursos minerais, mas exploram massivamente a sua agropecuária.

Mapa do Ponto de Vista Econômico.

Continente Americano!

O contente Americano possui uma grande extensão de terra, desde a região ártica (região polar do hemisfério norte) até as proximidades das terras antárticas. Apresenta uma superfície de 42 milhões de Km², sendo o segundo maior continente do mundo, perdendo somente para o Asiático.
É formado por duas grandes massas territoriais em forma triangular, ligada por um istmo (uma porção estreita de terra cercada de água dos sois lados que liga dois continentes), apresentando paisagens diversificadas como: montanhas, planícies, regiões florestais e áreas desérticas.
Os contrastes sociais são muito grandes: populações vivendo na miséria, alem de populações indígenas que ainda não tiveram contato com a civilização, enquanto uma pequena parte usufrui de todo o luxo existente n continente.
Como conseqüência dos processos de colonização e das diferenças de recursos, temos, do ponto de vista econômico, duas Américas: uma desenvolvida constituída pelos Estados Unidos e Canadá; e outra subdesenvolvida que se estende do México até a Argentina.
As disparidades sociais existem em ambas as Américas, sempre gerando tensões sociais. A solução para esse problema, que se agrava a cada ano, é fácil de ser percebida, mas difícil de ser alcançada: uma melhor distribuição das riquezas produzidas.
A grande extensão do continente americano e o fato de ser cortado pelos trópicos de Câncer e Capricórnio dão origem a uma grande diversidade climática e de vegetação. Isso acontece porque a posição das terras entre os trópicos determina maior ou menor proximidade com as regiões polares, influenciando na umidade do ar, no regimes de chuvas, na hidrografia e consequentemente na vegetação.
No sentido norte-sul, a América é o continente de maior extensão: estende-se desde as regiões árticas até as proximidades das terras antárticas.
Zonas térmicas da Terra.
Isso faz com que o continente atravesse várias zonas térmicas do planeta, garantindo climas diferentes por todo o território.
Mapa do Continente Americano.