Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 2 de junho de 2013

Continente Americano!

O contente Americano possui uma grande extensão de terra, desde a região ártica (região polar do hemisfério norte) até as proximidades das terras antárticas. Apresenta uma superfície de 42 milhões de Km², sendo o segundo maior continente do mundo, perdendo somente para o Asiático.
É formado por duas grandes massas territoriais em forma triangular, ligada por um istmo (uma porção estreita de terra cercada de água dos sois lados que liga dois continentes), apresentando paisagens diversificadas como: montanhas, planícies, regiões florestais e áreas desérticas.
Os contrastes sociais são muito grandes: populações vivendo na miséria, alem de populações indígenas que ainda não tiveram contato com a civilização, enquanto uma pequena parte usufrui de todo o luxo existente n continente.
Como conseqüência dos processos de colonização e das diferenças de recursos, temos, do ponto de vista econômico, duas Américas: uma desenvolvida constituída pelos Estados Unidos e Canadá; e outra subdesenvolvida que se estende do México até a Argentina.
As disparidades sociais existem em ambas as Américas, sempre gerando tensões sociais. A solução para esse problema, que se agrava a cada ano, é fácil de ser percebida, mas difícil de ser alcançada: uma melhor distribuição das riquezas produzidas.
A grande extensão do continente americano e o fato de ser cortado pelos trópicos de Câncer e Capricórnio dão origem a uma grande diversidade climática e de vegetação. Isso acontece porque a posição das terras entre os trópicos determina maior ou menor proximidade com as regiões polares, influenciando na umidade do ar, no regimes de chuvas, na hidrografia e consequentemente na vegetação.
No sentido norte-sul, a América é o continente de maior extensão: estende-se desde as regiões árticas até as proximidades das terras antárticas.
Zonas térmicas da Terra.
Isso faz com que o continente atravesse várias zonas térmicas do planeta, garantindo climas diferentes por todo o território.
Mapa do Continente Americano.

3 comentários: